[...] Os planetas que giram em torno do Sol, são outros tantos mundos; portando, outras tantas escolas, para onde e por onde o espírito terá que passar na sua marcha evolutiva para a perfeição – o Grande Foco, sua fonte de origem. [...] (Pinheiro Guedes, em seu livro Ciência Espírita; 8ª ed., p. 181, 1992).

Dra. Glaci Ribeiro da Silva

Glaci Ribeiro da Silva, nasceu na cidade de S. Paulo, no dia 19 de Outubro de 1931, desencarnou em 07 de abril de 2013, filha de Augusto Gomes da Silva e Maria Draúsia Ribeiro da Silva. Desde tenra idade, Glaci revelava muitas facilidades de decorar e recitar obras. Demonstrou sempre ótimo aproveitamento nos estudos, tanto que se graduou e pós-graduou. Postulou trabalhos de pesquisa e investigação na área da bioquímica e farmacologia. Publicou obras nesta especialização e fez vários trabalhos científicos em várias universidades.

Glaci Ribeiro da Silva é médica, investigadora e orientadora. Sua carreira prosseguiu duma forma brilhante e de mérito, sempre atuando em benefício da humanidade.

Teve um aprendizado e experiência incalculáveis, seguindo um pouco os passos de seu pai Augusto Gomes da Silva, que também foi médico. Um grande privilégio foi ter tido origem no seio de uma Família Racionalista Cristã e por isso ter tido uma orientação e educação primada nos princípios básicos da Doutrina 
Racionalista Cristã, além de suas inatas qualidades e da sua formação acadêmica.

Como mulher realizou o sonho de constituir sua família, casou com Elisaldo Luis de Araújo Carlini, e de seu casamento resultou o feliz nascimento de três filhos.


Embora feliz, o seu lar se veio a desfazer mais tarde. E seu pai nesta altura foi o seu apoio maior. Só com a sua desencarnação é que Glaci Ribeiro da Silva se dedica integralmente ao Racionalismo Cristão escrevendo artigos e livros editados, que poderemos encontrar disponíveis no endereço eletrônico do RC. Versam vários temas da medicina aplicadas ao RC, entre muitos artigos sobre as faculdades mediúnicas, de que ela é portadora.


Recentemente deslocou-se de sua cidade S. Paulo, para dar inicio a abertura de uma nova filial, em Macapá, passando a residir durante mais ou menos um mês nessa localidade dando o seu apoio e estruturando alicerces para o crescimento de mais uma casa Racionalista Cristã.


Esta atitude revela mais uma vez o seu caráter de mulher corajosa, empenhada e elevada. Apesar de sua idade, ainda demonstra uma valente energia, dando exemplo de valor e jovialidade.

“Trabalhei muito, combati doenças como médico que fui e, hoje, trabalhando na Plêiade do Astral Superior, procuro irradiar para aqueles que têm vontade de descobrir, de estudar a maneira de detectar os males que estão se alastrando pela humanidade. Mas como o mundo não dá saltos, tem-se que esperar; dar tempo ao tempo, e nós, da Plêiade do Astral Superior, procuramos irradiar, iluminar e espargir os nossos fluidos benéficos para os grandes cientistas e para os médicos em geral, que trabalham para o bem da humanidade”. Carlos Chagas

Por Ana Paula Oliveira e Wilson Candeias
Excerto de um texto elaborado para homenagear e lembrar o Dia Internacional da Mulher e dedicá-lo a todas aquelas que lutaram para valorizar e harmonizar o seu papel em sociedade. Entre estas mulheres elevo o nome de Glaci Ribeiro da Silva
Publicado em: artigos de Glaci Ribeiro da Silva


Dra. Glaci Ribeiro da Silva - Uma vida dedicada à pesquisa

Faleceu em 7 de abril de 2013, em Porto Alegre (RS), aos 8l anos, a cientista e escritora racionalista cristã Glaci Ribeiro da Silva. Deixou três filhos, netos e o irmão Jairo Silva, engenheiro agrônomo, de 76 anos, que reside em Brasília.

Ao nos enviar a autobiografia deixada por Glaci, copiada de um dos livros que ela editou para o Racionalismo Cristão, Jairo contou que, ao sair da universidade, viajava muito pelo país, mas sempre que possível comparecia às reuniões públicas numa das filiais, relê os livros da Doutrina e faz a limpeza psíquica nas horas determinadas, duas vezes ao dia, e aproveita para fluidificar água.
Jairo afirma que, sempre que surge oportunidade divulga a Doutrina e dá de presente um livro da irmã; se for o primeiro, dá um dos livros essenciais. Eis a autobiografia de Glaci:

Nasci em l931, na capital do Estado de São Paulo, em berço racionalista cristão, e fui também criada dentro dos ensinamentos dessa Doutrina. Na minha família, o embrião racionalista cristão foi constituído por meus pais, meus avós maternos, um irmão de minha mãe e sua esposa.

Conforme consta na página 44 do livro O Racionalismo Cristão em São Paulo, de autoria de Humberto Romanelli, esse embrião se formou na cidade paulista de Santos, e seus membros conheceram pessoalmente Luiz de Mattos e Luiz Thomaz – os fundadores da Doutrina e deste periódico.

Mais tarde esse grupo passou a residir na capital do estado e ali seus membros se tornaram militantes na recém-fundada casa racionalista cristã da cidade.

Meu pai, Augusto Gomes da Silva, que se formou em medicina, foi o fundador do Filiado do Racionalismo Cristão na cidade paulista de Campinas, e desse filiado foi ele presidente até sua desencarnação, em 1976.

Durante os anos 80, comecei a desenvolver mediunidade e fui instrumento mediúnico do Racionalismo Cristão nas Filiais Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Butantã (SP) e Porto Alegre (RS).

Sou médica, graduada em l957 pela Escola Paulista de Medicina (EPM). Meus primeiros contatos com o mundo científico ocorreram durante os anos em que trabalhei voluntariamente na EPM como Instrutora de Bioquímica. Isso me entusiasmou tanto que resolvi seguir a carreira universitária, pois as pesquisas científicas se desenvolvem principalmente no âmbito universitário.

Nessa época, quem quisesse fazer ciência no Brasil encontrava muitas dificuldades, pois ainda não existiam aqui os cursos de pós-graduação. Uma das alternativas mais usadas para se resolver esse problema era conseguir uma especialização no exterior, estagiando em uma universidade. Decidi, assim, pouco depois de formada, ir para os Estados Unidos, onde permaneci durante três anos fazendo estágios em Farmacologia em duas universidades americanas: a Yale University e a Tulane University. Durante esse período publiquei meus primeiros trabalhos científicos.

Ao retornar ao Brasil, fui convidada para trabalhar no campus que a Universidade de São Paulo (USP) acabara de implantar em Ribeirão Preto, onde o objetivo era fazer ciência e formar cientistas. Fiz ali meu doutorado em Farmacologia Médica e, posteriormente, com uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, passei dois anos na Itália, fazendo o meu pós-doutorado na Universitá Degli Studi di Roma.

Retornando ao Brasil e sentindo que, como médica, era importante ter vivência clínica, fui para o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da USP, onde permaneci durante seis anos. Essa experiência na clínica foi um bom aprendizado para mim, porém me afastou completamente das minhas pesquisas, pois eu nunca concordei em fazê-las usando para isto o ser humano como cobaia.

Em 1983, consegui minha transferência da USP para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde voltei a fazer ciência experimental por cerca de mais 17 anos. Oficialmente me aposentei em 1996, porém continuei ligada à Unicamp como professora convidada até o ano 2000.

Ao trabalhar mais de dois terços da minha vida profissional com a ciência experimental, aprendi que não podemos ser especulativos e deixar que crenças sem a devida análise nos distanciem da realidade. A realidade é única e cabe a nós estudá-la de forma crítica. Foi essa a diretriz que procurei seguir ao analisar os temas dos capítulos que escrevi para compor os volumes um e dois do livro Racionalismo Cristão e Ciência Experimental.

Fonte: Jornal A Razão – Racionalismo Cristão - Setembro de 2013